Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Sinergia Marginal apresenta “Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou” no CEU São Miguel

No dia 29 de julho de 2025 (terça-feira), a partir de 11h, com entrada gratuita, o coletivo Sinergia Marginal (@sinergiamarginal), promove um encontro artístico gratuito no CEU São Miguel, localizado na Zona Leste de São Paulo. A programação reúne dança contemporânea, teatro físico, música ao vivo e expressões da cultura popular, celebrando vozes periféricas e histórias de resistência.

Sinergia Marginal - Foto de Joab Rodrís 


Formado pelos artistas Emersu e Mafê, o coletivo Sinergia Marginal atua com múltiplas linguagens artísticas e propõe com o evento Sinergia Marginal Convida uma ocupação sensível e potente do espaço público, reunindo diferentes grupos e propostas cênicas que dialogam com o corpo, a cidade e a ancestralidade.


A abertura do evento acontece às 11h com o espetáculo “Metro Quadrado”, do grupo Nosso Acervo, uma criação bem-humorada que une dança contemporânea e teatro físico. Com trilha sonora original, propõe uma reflexão profunda sobre o ego, os relacionamentos humanos e a dificuldade de escuta no mundo atual. A performance questiona: “Tô aqui pra quem?”, abrindo espaço para discussões sobre individualismo e a busca por pertencimento.


Às 14h, é a vez da Cia Becos e Batuques apresentar “Concerto na Encruzilhada”, uma performance musical inusitada. Em cena, dois multi artistas dialogam com o público por meio de números cheios de encantaria e virtuosismo, misturando malabarismo com chapéus e congas, violino e monociclo, dança e poesia. O espetáculo é uma celebração da arte popular, das heranças afro-brasileiras e da criatividade periférica.


Encerrando a programação, às 15h, o coletivo anfitrião Sinergia Marginal apresenta “Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou”, espetáculo de dança e multilinguagem que retrata a migração nordestina para a capital paulista. Misturando música, corpo, voz e contação de histórias, o espetáculo aborda a importância do povo nordestino na construção cultural e estrutural de São Paulo. A partir de uma vivência periférica, o espetáculo revisita memórias, questiona o apagamento histórico e celebra a ancestralidade como força criadora e transformadora.


A apresentação do Sinergia Marginal faz parte do projeto “Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou”contemplado pelo Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


Serviço:  Evento Sinergia Marginal Convida

Com Sinergia Marginal e grupos convidados - Grátis. Classificação Livre. 

Quando: 29 de julho de 2025 (terça-feira) - Horário: 11h - Onde: CEU São Miguel R. José Ferreira Crespo, 475 - Jardim São Vicente, Zona Leste de São Paulo - SP. No Foyer em frente ao teatro. 

Capacidade: 200 lugares. Acessibilidade: Não. Estacionamento: Não. 

Programação: 

11h – Grupo Nosso Acervo -  Espetáculo: “Metro Quadrado” - Duração: 40 minutos. 

14h – Cia Becos e Batuques -  Espetáculo: “Concerto na Encruzilhada” - Duração: 40 minutos

15h – Sinergia Marginal -  Espetáculo: “Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou” - Duração: 40 minutos


Comentários

Postagens mais visitadas