Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Peça "Meu Vô Apolinário" celebra ancestralidade indígena com participação de Daniel Munduruku

 Até 05 de setembro de 2025, a Cia Arte Raiz (@cia_arte_raiz) apresenta o espetáculo infantojuvenil "Meu Vô Apolinário", em temporada gratuita nos teatros públicos de São Caetano do Sul. As apresentações serão realizadas no Teatro Santos Dumont e na Fundação das Artes – Unidade Milton Andrade, em sessões fechadas e voltadas exclusivamente a estudantes do Ensino Fundamental I da rede municipal, com escolas previamente agendadas.

Foto Cia Arte Raiz



Fiel à proposta da Cia Arte Raiz — que desde 2015 atua na promoção da acessibilidade comunicacional, com metodologia de encenação própria, desenvolvida pela diretora da Cia, Sabrina Caires, tendo ator sinalizantes em cena e a inclusão de pessoas com deficiência no cenário artístico-cultural — "Meu Vô Apolinário" é um espetáculo bilíngue (português e Libras), , garantindo uma experiência cênica acessível e inclusiva e reafirmando o protagonismo das pessoas surdas nas artes.


Livremente inspirado na obra do escritor e pensador indígena Daniel Munduruku, que também participa em vídeo na encenação, o espetáculo mergulha no universo dos saberes ancestrais, da memória afetiva e da valorização da identidade indígena — tudo a partir do olhar sensível de uma criança.


Com dramaturgia de Alessandro Hernandez e direção de Sabrina Caires, a peça conta a história de um menino e seu avô Apolinário, um ancião indígena que, por meio de histórias e lembranças, transmite ao neto os valores, os costumes e a espiritualidade de seu povo. A montagem convida à reflexão sobre o respeito à natureza, à escuta das tradições e à sabedoria daqueles que vieram antes de nós, celebrando a diversidade cultural brasileira.


Contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 018/2024 – Lei Aldir Blanc (PNAB), o projeto prevê apresentações gratuitas, priorizando escolas localizadas em territórios de vulnerabilidade socioeconômica, palestras e cursos voltados à formação em acessibilidade e letramento anticapacitista.


Fundada em 2015, a Cia Arte Raiz promove o respeito a inclusão de pessoas com deficiência em suas atividades artísticas culturais – espetáculos teatrais, intervenções artísticas, contação de histórias – através do bilinguismo (português e libras), Suas obras valorizam o protagonismo de artistas com deficiência e integram LIBRAS como recurso estético e comunicacional, por meio de espetáculos bilíngues e ações formativas.


Informações: @cia_arte_raiz


Ficha Técnica - Autor da obra original: Daniel Munduruku. Dramaturgia: Alessandro Hernandez. Direção: Sabrina Caires. Direção musical: Xipu Puri. Elenco: Elcio Rodrigues, Wesley Leal e Bruno Ramos, com participação em vídeo de Daniel Munduruku. Músico: Ale Taiki. Consultoria de acessibilidade: Felipe Torres. Produção artística e executiva: Karina Nonato. Designer de luz: Gabriel Pequeno. Vídeo mapping: Daniel Corbani. Figurinos: Giuliana Pellegrini e J.E. Tico. Designer gráfico: Carol Lopes. Cenotécnico: Agnaldo Souza. Bonecos e cenografia: Agnaldo Souza, Giuliana Pellegrini e J.E. Tico. Foto e filmagem: Willian Prado. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Comunicação e redes sociais: Borda Cultural – Raffael Santos

Comentários

Postagens mais visitadas