Peça "Meu Vô Apolinário" celebra ancestralidade indígena com participação de Daniel Munduruku
Até 05 de setembro de 2025, a Cia Arte Raiz (@cia_arte_raiz) apresenta o espetáculo infantojuvenil "Meu Vô Apolinário", em temporada gratuita nos teatros públicos de São Caetano do Sul. As apresentações serão realizadas no Teatro Santos Dumont e na Fundação das Artes – Unidade Milton Andrade, em sessões fechadas e voltadas exclusivamente a estudantes do Ensino Fundamental I da rede municipal, com escolas previamente agendadas.
![]() |
Foto Cia Arte Raiz |
Fiel à proposta da Cia Arte Raiz — que desde 2015 atua na promoção da acessibilidade comunicacional, com metodologia de encenação própria, desenvolvida pela diretora da Cia, Sabrina Caires, tendo ator sinalizantes em cena e a inclusão de pessoas com deficiência no cenário artístico-cultural — "Meu Vô Apolinário" é um espetáculo bilíngue (português e Libras), , garantindo uma experiência cênica acessível e inclusiva e reafirmando o protagonismo das pessoas surdas nas artes.
Livremente inspirado na obra do escritor e pensador indígena Daniel Munduruku, que também participa em vídeo na encenação, o espetáculo mergulha no universo dos saberes ancestrais, da memória afetiva e da valorização da identidade indígena — tudo a partir do olhar sensível de uma criança.
Com dramaturgia de Alessandro Hernandez e direção de Sabrina Caires, a peça conta a história de um menino e seu avô Apolinário, um ancião indígena que, por meio de histórias e lembranças, transmite ao neto os valores, os costumes e a espiritualidade de seu povo. A montagem convida à reflexão sobre o respeito à natureza, à escuta das tradições e à sabedoria daqueles que vieram antes de nós, celebrando a diversidade cultural brasileira.
Contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 018/2024 – Lei Aldir Blanc (PNAB), o projeto prevê apresentações gratuitas, priorizando escolas localizadas em territórios de vulnerabilidade socioeconômica, palestras e cursos voltados à formação em acessibilidade e letramento anticapacitista.
Fundada em 2015, a Cia Arte Raiz promove o respeito a inclusão de pessoas com deficiência em suas atividades artísticas culturais – espetáculos teatrais, intervenções artísticas, contação de histórias – através do bilinguismo (português e libras), Suas obras valorizam o protagonismo de artistas com deficiência e integram LIBRAS como recurso estético e comunicacional, por meio de espetáculos bilíngues e ações formativas.
Informações: @cia_arte_raiz
Comentários
Postar um comentário