Novo espetáculo da Cia de Teatro Acidental desafia convenções ao manter atores de costas em cena
Nos dias 05, 06 e 07 de setembro de 2025, de sexta-feira a sábado, às 20h, domingo, às 18h, com entrada gratuita, a Cia de Teatro Acidental (@ciadeteatroacidental), estreia temporada do espetáculo Coro dos que dão as costas, na Sala Multiuso do Teatro Arthur Azevedo, na Mooca.
![]() |
Cia de Teatro Acidental - credito Renan Marcondes |
"Coro dos que dão as costas" propõe uma experiência teatral radical, que desafia o papel tradicional do espectador e subverte o desejo de ver, identificar e controlar quem está em cena. Ao se recusar a ser plenamente decifrado, o espetáculo convida o público a uma vivência sensorial e coletiva, profundamente inquietante e provocadora.
Com dramaturgia de Artur Kon e direção de Artur Kon, Cauê Gouveia, Mariana Dias e Mariana Otero, a montagem segue em um fluxo de palavras, sons e movimentos. Construída sem pontos finais e sem uma narrativa linear, a peça é guiada por vozes, movimentos e sensações, evocando a força coletiva de um coro.
Dando continuidade às investigações iniciadas em sua montagem anterior, “Coro dos solitários, ou Sonhamos ser Robinson Crusoé”, a nova criação da companhia mergulha em mais um desafio: um grupo de atores e atrizes está em cena, mas nunca de frente para o público. “É como se uma regra — imposta ou escolhida — os obrigasse a manter-se de costas. Um gesto que, em vez de romper o teatro, talvez o reinscreva sob novas formas de presença e escuta”, afirma a companhia.
Neste novo trabalho, os integrantes da Cia Acidental se afastam da atuação para ocupar exclusivamente a direção, convidando um grupo de artistas formado por Alyce Luna, Arthur Sebbast, Lucas Miyazaki, Maria Basulto, Nina Giovelli e Rafael da Costa. A orientação artística é da diretora e pesquisadora Janaína Leite.
A peça integra o projeto “Cia de Teatro Acidental: Modos de ser muitos”, contemplado na 42ª edição do Programa de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo, e é resultado do percurso iniciado em 2024.
Informações: www.instagram.com/ciadeteatroacidental e www.facebook.com/teatroacidental
Ficha Técnica - Direção: Artur Kon, Cauê Gouveia, Mariana Dias e Mariana Otero. Artistas criadores: Alyce Luna, Arthur Sebbast, Lucas Miyazaki, Maria Basulto, Nina Giovelli e Rafael da Costa. Dramaturgia: Artur Kon. Provocação artística: Janaína Leite. Preparação corporal: Isis Andreatta. Preparação vocal: Marilene Grama. Iluminação e trilha sonora: Cauê Gouveia. Pensamento visual: Renan Marcondes. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Assistente de produção: Mariana Dias. Produção: AnaCris Medina.
Serviço: Espetáculo “Coro dos que dão as costas” - Com Cia de Teatro Acidental
Sinopse: Um grupo de atrizes e atores sobre o palco, mas não vemos seus rostos. Eles se recusam a ficar de frente para nós, ou são impedidos de fazê-lo por alguma força desconhecida. Se o teatro é a arte do encontro, o que significa esse gesto? Como seguir com a peça se não podemos ficar cara a cara? Será que dar as costas é uma forma de desdém ou um convite? Duração: 70 minutos. Classificação: 12 anos
Quando: 05, 06 e 07 de setembro de 2025 - Horários: Sexta-feira a sábado às 20h, Domingo às 18h - Ingressos: Gratuitos, distribuídos uma hora antes na bilheteria do teatro
Onde: Teatro Arthur Azevedo – Sala Multiuso - Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo - SP, 03115-020 - Acessibilidade: Rampas de acesso e elevador - Capacidade: 70 lugares - Estacionamento: Sim
Comentários
Postar um comentário